Kitesurf: Confira o que você precisa saber! 5

Kitesurf é um esporte aquático que, através de uma prancha e de um kite (pipa), se faz uso do vento para atravessar a água. O kite é praticado principalmente em lagos e no mar.

Pode ser praticado em águas tranquilas sem ondulação ou até se pode surfar ondas de todos os tamanhos com ele, desde que se tenha vento.

O praticante de kite ou kitesurfista, como também é conhecido, utiliza a pipa presa a cintura através de um equipamento chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha e comanda o kite com a barra de controle, com a qual pode escolher seu trajeto, se divertir em curtas ou longas distâncias e até realizar saltos incríveis.

kitesurf foi criado em 1985 por dois irmãos franceses, Bruno e Dominique Legaignoux, mas se popularizou em meados da década de 90. Este esporte relativamente recente cresce cada vez mais no Brasil e no mundo.

O nome vem da junção de duas palavras inglesas: kite, que significa pipa e surf, que quer dizer deslizar sobre a água.

Quais equipamentos são utilizados no Kitesurf?

1. Prancha – Varia conforme o estilo do atleta. Podendo ser direcionais ou bidirecionais.

2. Kite – o principal equipamento, é a pipa. É feito com o mesmo material do paraquedas, seu formato é de uma asa.

3. Barra e linhas – com a barra, o atleta controla a direção e a velocidade. Seu comprimento é de 90 cm e conta com sistema de segurança. As linhas medem de 12 a 24 metros. E ligam o kite ao surfista.

4. Trapézio – é o que conecta o esportista a pipa.

Onde praticar Kitesurf?

A praia de Maracajaú conta com uma das melhores condições naturais do mundo para prática de Kitesurf, tanto por conta das formações da praia, como também pela intensidade dos ventos.

A temporada se estende principalmente de julho a dezembro. Uma das maiores temporadas do Brasil. Mas durante quase todo ano é possível que se tenha um bom vento para um bom velejo.

O vento predominante Side On Shore (lateral maral), inclusive o mais procurado pelos velejadores, principalmente pelos iniciantes no esporte.

Além das excelentes condições do vento, contamos com um cenário deslumbrante, com águas rasas e tranquilas. Temos a extensão da costa que é interessante para os iniciantes praticar o treino. Tornando a prática do esporte mais segura.

Para os níveis mais avançados é possível se velejar até os famosos Parrachos de Maracajaú, como são conhecidas as formações de recifes de corais que ficam a 7km da costa e que possuem durante a maré baixa uma belíssima lâmina d’água de água cristalina.

Em 2017, Maracajaú foi cenário de uma das mais importantes competições do país. Recebeu a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf, aproximadamente 100 atletas de vários lugares do país, prestigiaram o evento. Inclusive o atual Tetra Campeão Mundial na modalidade freestyle, Carlos Mario, conhecido como “Bebê”.

Inscreva-se no nosso blog

Cadastre-se para receber nosso conteúdo quando postado.

Outros posts

Deseja receber mais conteúdos incríveis como esse de graça?

Cadastre-se para receber nosso conteúdo por e-mail e ser membro da Comunidade AKS!

Oi! Leu até aqui? Você se preocupa com os mínimos detalhes mesmo.
A gente também. Esse site foi feito com ❤️ por NB Makers!

Precisando de ajuda?